Apresentação

A TECNOBAR, Lda integra uma equipa de especialistas com mais de 20 anos de experiência em diversos domínios da área observação e controlo de segurança de barragens.

A atividade dos seus colaboradores tem-se distribuído por vários países, com destaque para Portugal, Brasil, Marrocos, República Dominicana, Angola e Moçambique.

As capacidades desenvolvidas pela TECNOBAR situam-se ao nível do projeto e instalação de sistemas de observação, sua exploração, análise e interpretação dos dados e na organização funcional, treino e formação de quadros e equipas de trabalho. Nestes domínios dispõe de competências para intervir na avaliação do comportamento das obras e no controlo da segurança estrutural, de acordo com a legislação e regulamentação em vigor nos diferentes países, quando existente, e com as recomendações da CIGB (Comissão Internacional das Grandes Barragens) ou de organizações sectoriais e com os critérios estabelecidos pelos Donos de Obra (DO).

A TECNOBAR desenvolveu um sistema de programas integrado para apoio a todas as fases da observação, desde a recolha de dados (manual ou automática) até ao seu arquivo em base de dados específicas, e para estudos de análise e interpretação do comportamento, recorrendo a modelos estatísticos e numéricos adequados a cada tipo de obra e situação. Este sistema, designado por SACODA (Safety Control of Dams), desenvolvido no ano de 2000, tem sido objeto de vários “upgrades”, o ultimo dos quais em 2017 (versão 8.0).

A TECNOBAR dispõe de experiência na gestão de sistemas de recolha automática de dados, incluindo sistemas de monitoramento dinâmico, integrando a possibilidade de controlo remoto e de visualização de vibrações em tempo real.

Atendendo à sua importância no contexto da observação do comportamento das barragens, a TECNOBAR dispõe de capacidades particularmente especializadas na realização e na gestão de inspeções visuais por meios tradicionais e georreferenciados.

Em resultado das aplicações em que foi tendo intervenção a TECNOBAR foi sucessivamente melhorando a sua experiência e capacidade para participar e/ou conduzir auditorias às condições de comportamento e segurança de barragens em fases de construção, exploração ou reabilitação.